O uso do Registro Reflexivo por gestores para a formação continuada de professores

por Fabiano da Silva e Claudia Zuppini Dalcorso

31/10/2018

 

O uso do registro nas escolas é frequentemente aplicado para acompanhamento dos progressos dos alunos e para analisar a prática pedagógica do professor em sala de aula, possibilitando o estudo, a reflexão da prática e a formação continuada dos profissionais da educação.

É também utilizado para apontar questões levantadas nas reuniões pedagógicas de formações, entre outros, pois no registro são destacados os fatos importantes tendo um retrato do que foi discutido naquele momento. Esses registros devem ser revisitados, pois são uma oportunidade de pesquisa para rememorar e/ou analisar situações para a melhoria da qualidade do trabalho da educação.

Para Weffort (1996), o registro precisa ser feito de forma que a reflexão seja estimulada para que haja a produção de mudanças através da teoria e da prática. Com esse instrumento temos a possibilidade de analisar os conhecimentos, limites e possibilidades dos envolvidos. O registro, segundo Ostetto (2012, p.20) “trata-se de fazer e trazer para a consciência a ‘coisa feita’. A escrita traz/faz revelações e amplia a consciência do educador”. Pontes (2011, p.2) afirma que “registrar de forma reflexiva o que vivencia significa ‘pensar reflexivo’, ou seja, lançar um olhar sobre uma situação ou um objeto, a fim de elaborar uma análise”.

Utiliza-se muito esse instrumento na educação infantil para analisar o desenvolvimento das crianças e das aulas, trazendo subsídios para o planejamento do professor. Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998), considera que:

 

O registro reflexivo não é uma exclusividade da educação infantil, é utilizado em todas as modalidades de ensino, podendo o profissional escrever e refletir sobre suas experiências, tornando-o um investigador de sua prática e de sua realidade, fazendo-o pensar em mudanças em suas práxis diante de suas pesquisas para aprimoramento, integrando a teoria e a prática. Para Freire (1996, p.39) é “na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”.

Diante das vantagens desse instrumento, uma oportunidade ainda muito pouco utilizada é realizar o registro reflexivo nas reuniões formativas com os professores, pois com essa ação é possível retomar e refletir sobre o que foi realizado e planejar os próximos passos nas formações. Outra questão importante é utilizar esse instrumento para informar as pessoas que não estavam presentes na reunião sobre o que aconteceu, para que possam se apropriar dos acontecimentos e dos encaminhamentos realizados.

Na Elos Educacional utilizamos o registro reflexivo nos momentos de formação dos formadores, pois em cada encontro um formador é responsável em apresentar um relato que vai além dos fatos ocorridos, trazendo falas relevantes, discussões, percepções e encaminhamentos, ou seja, um registro com elementos significativos que fogem do relato descritivo que estamos acostumados encontrar em muitas atas de reuniões. Utilizamos também o registro reflexivo como atividade em nossos cursos e formações, possibilitando aos cursistas vivenciarem essa prática.

Essa mudança na forma de registrar não é algo simples e fácil, mas é uma ação que pode ser construída coletivamente com o grupo.

O primeiro passo é assegurar que todos os envolvidos compreendam seu propósito e construam coletivamente, para que se apropriem e tenham ao menos um exemplo do que se espera na forma de registrar.

O segundo passo é realizar uma escrita transparente do ocorrido, trazendo evidências dos fatos e das ações. Essa escrita deve descrever, por exemplo, sobre os comentários e reflexões dos professores, os pontos positivos e negativos e, também, os principais desafios e dificuldades.

Para Weffort (1996, p.41) “mediados por nossos registros, reflexões, tecemos o processo de apropriação de nossa história, a nível individual e coletivo”. Diante desses registros reflexivos, conforme já comentado, é possível analisar quais são as necessidades do grupo e, assim, buscar saná-las para a melhoria do trabalho realizado na escola.

Ao mudarmos a forma de registrar, temos a oportunidade de promover um momento de aprendizagem através dos relatos das ações e reflexões da formação realizada, sendo esse documento um subsidio na elaboração de futuras formações do grupo.

Agora que você já refletiu sobre o que é um registro reflexivo e sua importância, que tal começar o seu? Para isso, segue alguns cuidados importantes para fazer o seu registro:

REFERÊNCIAS:

BRASIL, Ministério da Educação e Desportos. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: introdução. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. 39 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências. In. Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012. cap. 5, p.13-32

PONTES, Rosana Aparecida Ferreira. Os Registros reflexivos como prática de autoria pedagógica. In: V Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. São Cristovão. 2011. Disponível em: <http://files.pibid-educacao-do-campo-ufu.webnode.com/200000107-0398f0493b/OS%20REGISTROS%20REFLEXIVOS.pdf>. Acesso em 26/10/2018

WEFFORT, Madalena Freire (coord) – Observação, registro, reflexão – Instrumentos Metodológicos I – São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Comentários sobre o texto

  1. Severino Cordeiro dos santos disse:

    O registro Reflexivo é de suma importância para a escola e para os envolvidos no processo pedagógico. Se bem claro e objetivo, pode fazer a diferença na elaboração do plano de aula, no planejamento e na aprendizagem do aluno.

  2. Risoneide Severina Pessoa da Silva disse:

    Trabalhar com registro reflexivo nas formações nos dá um panorama não apenas das descrições ocorridas, mas segundo o texto, evidências com possíveis dúvidas, inquietações que mova o agir da equipe escolar para ações possíveis.

  3. Lucicleide marluce de amorim disse:

    O uso reflexivo é um instrumento muito importante pois possibilita uma troca de experiências entre gestores e professores sobre sua prática, para que haja momentos de aprendizagem através de relatos e ações.

  4. Taiana Fernanda Alves dos santos disse:

    O registro reflexivo é um Instrumento primordial que não só apoia , mas também dá subsidio para o professor registrar e contextualizar todo o processo de aprendizagem, mediante sua prática.

  5. selma disse:

    O uso do registro reflexivo pode resultar em atitudes que desenvolvam o crescimento pessoal dos envolvidos para uma educação sem paredes e sem diferenças.

  6. Silvania disse:

    O registro reflexivo é de suma importância para a nortear novas ações ,sendo um ótimo subsidio par a troca de informações entre gestão e,professores e supervisores, facilita a compreensão de tudo o que foi analisado.

  7. Maria da Penha disse:

    O registro reflexivo ajuda bastante o supervisor,o professor, e o formador quando precisa retomar ou avaliar seu trabalho. Usado em todas modalidades do ensino, principalmente na educação infantil, com esse registro em mãos podemos avaliar melhor nosso trabalho.

  8. Cláudia Teles disse:

    O registro reflexivo passou a ter uma relevância muito acentuada pois através desse instrumento os fatos importantes são registrados buscando assim, uma reflexão nos desafios e dificuldades no âmbito do processo de ensino-aprendizagem.

  9. lucicleide marluce de amorim disse:

    O uso reflexivo é um instrumento muito importante pois possibilita uma troca de experiências entre gestores e professores sobre sua prática pedagógica , para que haja momentos de aprendizagem através de relatos e ações.

  10. lucicleide marluce de amorim disse:

    É importante porque ele é atribuido há todas as modalidades.

  11. JACIANE CAMILO DE LIMA disse:

    Excelente instrumento de trabalho.

  12. Tarciana Valença disse:

    O Registro Reflexivo é um importante instrumento pois estimula a reflexão, trazendo subsídios para uma análise crítica da prática pedagógica dos professores em sala de aula.

    Muito importante e necessário também que o Registro Reflexivo aconteça nas reuniões formativas dos professores , possibilitando a reflexão a partir da retomada das discussões, percepções e encaminhamentos.

  13. Marcia Cristina Melo de Carvalho disse:

    O Registro Reflexivo é um instrumento que norteia , tanto formadores como também todos os envolvidos na prática pedagógica.
    Através dele podemos analisar os fatos (pautados em evidências), refletir sobre esses , detectar problemas para que possamos sana-los. Não podemos esquecer que o mesmo precisa ser revisitado para que análises sejam feitas e aprimoradas, tendo assim a transformação desejada.

  14. Saula Fernandes disse:

    O Registro Reflexivo é uma ferramenta que pode ser utilizada na verdade em várias áreas dentro da escola, bem como os colegas já falaram acima, vai desde a formação dos professores,como prática na observação de aulas e observação de progressos de alunos. Serve para analisar conhecimentos, limites e possibilidades. Podendo ser utilizado em todas as modalidades de ensino e apresentando-se como um instrumento necessário para montarmos uma reflexão entre a teoria e a prática.

  15. Iara Patricia Ribeiro dos Santos disse:

    O registro reflexivo é de suma importância para todas as esferas da escola: Gestão, Supervisores e Professores. Porém, para nós Supervisores, é uma ferramenta fundamental para a busca de estratégias que sanem as dificuldades apresentadas pelos Professores em sala de aula. E com base nas observações e evidências será possível indagar, tirar dúvidas e sugerir soluções. Contudo, o registro reflexivo deverá ser lido e relido e não apenas registrado e guardado, pois ele direcionará o nosso trabalho como, um possível planejamento de Formações para a equipe docente.

  16. Lucas Cordeiro Santos disse:

    O registro reflexivo é uma prática muito rica e pertinente na prática pedagógica, tanto para os professores regentes quanto para os que estão em funções de gestão ou coordenação pedagógica, etc. A “grande sacada” é justamente transformar o hábito de redigir atas descritivas em escrever e analisar as ações desenvolvidas, as falas dos participantes, os questionamentos levantados, as pendências para futuras reflexões. Me deparo com uma excelente oportunidade de aprendizado e aperfeiçoamento do meu trabalho.

  17. Cibele Giancarla disse:

    A utilização do registro reflexivo é fundamental em uma reunião ou formação porque a partir do que foi discutido podemos provocar mudanças significativas no ambiente escolar. Muitas vezes ocorre o total esquecimento do que foi estabelecido e combinado junto aos professores em determinada reunião. Daí a importância de se trabalhar com o registro reflexivo, pois teremos a oportunidade de rever todos os pontos debatidos e assim ficarmos cientes do que conseguimos resolver e do que falta ser realizado.

  18. LUCIDALVA LOPES DA SILVA disse:

    Diante da leitura pude observar que o registro reflexivo é um instrumento de ajuda indispensável no aperfeiçoamento do nosso trabalho como supervisor pedagógico, fazê-lo nos dará uma visão de que maneira será realizado nosso trabalho,o mesmo pode ser utilizado no meio educacional sendo um registro frequente e utilizável.

  19. Maria do Socorro Francelino da Silva disse:

    Paulo Freire: …É pensando criticamente a pratica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima pratica.
    O registro reflexivo relembra a ação – reflexão – ação. Realizar o registro reflexivo das formações colabora para que possamos refletir a nossa atuação e planejarmos uma ação mais contundente. É mais que um relatório, é um relato que deve trazer os comentários e reflexões dos professores, pontos positivos e negativos, desafios e dificuldades.

  20. BIANCA OLIMPIA GOMES DA SILVA DE OLIVEIRA disse:

    O Registro Reflexivo é uma excelente ferramenta que auxilia por exemplo na organização das idéias lançadas em uma reunião, isso facilita no planejamento de futuras formações com os professores.

  21. Alcione oliveira silva disse:

    Através dos registros reflexivos podemos analisar as necessidades do grupo e tentar resolvê-las, fluindo assim positivamente todo o trabalho realizado na escola.

  22. Sílvia disse:

    O registro reflexivo é um excelente instrumento de trabalho para ser utilizado em nossas práticas pedagógicas. Ele nos possibilita um pensar analítico, registrar de forma significativa e contextualizada ao mesmo tempo em que acompanhamos o processo de desenvovimento.
    Um bom registro nos permitirá trabalhar com transparência e retomar pontos outrora não efetivados com sucesso.

  23. Adriana Rollnic disse:

    Utilizar o Registro Reflexivo nas reuniões pedagógicas de formações nos possibilita revisitar, rememorar, analisar situações para a melhoria e novos encaminhamentos da nossa prática. Ele é uma ferramenta imprescindível para o trabalho do Supervisor Pedagógico!

  24. Joselandia Maria de Souza Santana disse:

    O registro reflexivo é um instrumento pertinente,um documento de pesquisa que qualifica o trabalho escolar usado em momento,espaço e tempo,possibilitando orientações ao trabalho ,planejamento pedagógico e ações desenvolvidas.

  25. Ana Moreira Martins Marques disse:

    o Registro Reflexivo é um memorial vivo de grande utilidade na escola. Ele nos permite refletir sobre a nossa prática pedagógica, como também nos redirecionar nas nossas tomadas de decisões alicerçadas nas evidências, além de nos dar suporte na elaboração do planejamento.

  26. Anelise Santana disse:

    O registro reflexivo é um recurso que pode ser utilizado na pesquisa-ação, serve para documentar os conhecimentos adquiridos, registrar as dúvidas, as sínteses, os relatos da prática pedagógica levantados num encontro e trazer de volta questões para discussão coletiva. Rever o que foi aprendido e projetar novas aprendizagens, possibilidades e modificar gradativamente quando for o caso, são ações necessárias para dar vida a essa ferramenta. .

  27. Dalton disse:

    Agraciado pelos comentários dos colegas, todos pertinentes sobre o registro reflexivo!
    Excelente ferramente que está em constante elaboração, em nossas praticas diárias o Registro Reflexivo nunca terá fim, pois é vivo e altamente dinâmico!

  28. Cleiton Ramos Sousa disse:

    Sou novo na educação infantil, ainda tudo é novo pra mim, a minha diretora me pediu pra fazer um registro reflexivo. Não sei como começá-lo. alguém pode me ajudar?

  29. Adjanete Lopes disse:

    Estava refletindo sobre a importância do Registro Reflexivo! Como seria bom que todas as pessoas tivessem o hábito de registrar suas dúvidas e inquietações e fazer disso um experimento para mudanças de atitudes em suas práticas? Percebo que em todas as áreas faz-se necessário esses registros! E na Educação, noooooosa! Como inovar, recria, desenvolver potencialidades…sem registrar de forma reflexiva? No meu exercício como supervisora tive uma experiência que fiquei muito feliz com o retorno. Assim que a Prefeitura do Cabo instituiu o acompanhamento dos professores aos alunos com atividades não presenciais, fiz uma Reunião com os professores informando e orientando sobre a atuação das atividades não presenciais. Muitas professoras demonstraram angustia, inquietações e insatisfações para atuar. Acalmei os ânimos, e no decorrer dos dias fui registrando várias evidências que demonstravam o contrário de muitos comentários negativos. Transformei as evidências em um vídeo e apresentei em outra Reunião. Acreditem! A aceitação e motivação em relação as atividades remotas foi satisfatoriamente. Não precisei fazer nenhum discurso. Apenas apresentei os registros anteriores e as evidências posteriores. O que favoreceu uma reflexão coletiva.

  30. Fabiano da Silva Pinto disse:

    Oi, Adjanete.
    Que legal a sua experiência em que o registro foi revisitado e apresentado as novas possibilidades!

  31. SIBÉRIA MARIA DE OLIVEIRA disse:

    O registro Reflexivo proporciona a investigação e análise crítica sobre o nosso próprio trabalho e o desenvolvimento do aprendizado de nossos alunos. Entendi que com o registro reflexivo posso ponderar minha pratica pedagógica e meditar antes de agir, permitindo dessa forma melhorar meu desenvolvimento profissional, meus planejamentos e o alcance dos meus objetivos.

  32. ANTONIO AVELAR disse:

    Concordo; pois o registro nos mostra evidencias de como anda o processo, pois nos orienta para um replanejamento para o trabalho ora em desenvolvimento;

  33. Cleidiana N. Sabóia disse:

    Destaco que o registro Reflexivo proporciona também a elaboração de ações intencionais para o desenvolvimento do aprendizado de nossos estudantes e avanços profissionais. Mas, confesso que para mim ainda é uma prática que necessita ser mais desenvolvida.

  34. Joanne Leal disse:

    Concordo com você Avelar,
    Pois as evidencias registradas se tornam uma fonte de pesquisa para revisitarmos as situações vivências na escola e promovermos uma analise pautada em fatos que nos possibilitará uma melhoria da qualidade do trabalho da educação.

  35. Maria José Pereira Sousa Carvalho disse:

    O registro representa muito mais que um roteiro de uma reunião ou uma enumeração de atividades desenvolvidas. Escrever sobre a prática faz pensar e refletir sobre cada decisão que foi ou será tomada, permitindo aprimorar o trabalho diário e adequá-lo com frequência às necessidades da equipe.

  36. EVA MARIA SILVA FERREIRA disse:

    Oi Lucas!
    Realmente o registro reflexivo é uma prática muito rica e pertinente na prática pedagógica, pois nos direciona a refletir aprimorar sobre decisões que poderão ser tomadas quando escrevemos e analisamos ações desenvolvidas .Pontes (2011,p.2) afirma que “registrar de forma reflexiva o que vivencia significa’, ou seja, lançar um olhar sobre a situação ou objeto, a fim de elaborar uma análise”.

  37. MARIA LUCIANA PEREIRA disse:

    O registro reflexivo torna-se um recurso muito importante na prática educacional delineando nos diversos seguimentos pedagógicos. Pois a partir do momento que nos apropriamos das evidências, e podemos compartilhar os relatos de forma analítica, questionadora e auto avaliativa, amadurecemos efetivamente no ato de construir um registro que nos oferece possibilidades de utilizarmos, rever as medidas tomadas e acima de tudo melhorar em nossas estratégias e ações afim de obter resultados significativos em nosso trabalho ou na problemática que requer uma objetividade para ser resolvida.

  38. Izabela disse:

    De fato, os registros nos mostram como podemos melhorar nossa prática, nosso trabalho, nossas ações. Investigar a melhor maneira de agir diante de todo o contexto que nos é dado.

  39. Josênia Pinto Faustino disse:

    Concordo que se faz necessário cada profissional da educação em fazer o uso do registro reflexivo para avaliar o seu trabalho e desempenho seja em uma sala de aula,em uma coordenação ou direção…pois só através desse ato de reflexão e de registro é que podemos nos capacitar e aperfeiçoar nosso trabalho para um melhor desempenho …

  40. Sula Maria da Silva Carvalho disse:

    O uso do registro reflexivo é um instrumento, como diz o texto uma oportunidade de rememorar e/ou analisar situações que tragam melhoria da qualidade da educação. E mais importante que não é um instrumento exclusivo da educação infantil pode ser utilizado em qualquer etapa ou modalidade oportunizando o profissional refletir sobre suas experiências.

    1. ROSANGELA DA COSTA MUNIZ disse:

      Concordo. Pois o registro é inclusivo, norteador em qualquer etapa do ensino,

  41. Andréa Alves do Nascimento Santos disse:

    Isso mesmo, Ana Paula! O registro reflexivo é um instrumento bastante importante, pois permite que o professor ao fazer uso do registro, – de forma reflexiva -, possa revisitar suas anotações e refletir acerca do trabalho que vem desenvolvendo, e, com isso analisar e replanejar sua prática pedagógica em sala de aula.

  42. Ana Lucia de Souza Leite disse:

    Registrar etapas e acompanhamentos, nos ajuda a avançar em nossos objetivos e também a nortear outra pessoa que venha dar continuidade ao trabalho iniciado , como por exemplo, outro professor ou diretor ou orientador. Relatar não somente as evidencias, mas também o que ocorre ao entorno dos resultados obtidos, nos permite elaborar desafios para melhores resultados.

  43. ROSANGELA DA COSTA MUNIZ disse:

    O uso do registro reflexivo, deveria ser uma prática pedagógica diária pois aponta questões a reflexão da prática e a formação continuada dos profissionais.
    Com o registro podemos acompanhar os avanços dos alunos e ao mesmo tempo provoca mudanças da teoria e da prática. Lançar olhar afim de elaborar uma análise.

Comente qual sua opinião sobre esse texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

artigos relacionados

Inscreva-se na nossa Newsletter