Proposta de atividades para aula de Geografia

por Marcos Vinicius Zanutto

25/05/2021

O ensino do componente curricular de Geografia está vinculado à nossa necessidade de compreender o espaço geográfico que ocupamos, como e quais são os impactos que nós, seres humanos, causamos nesse espaço, compreendendo que este está em constante transformação.

Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata que: “O estudo da Geografia permite atribuir sentidos às dinâmicas das relações entre pessoas e grupos sociais, e desses com a natureza, nas atividades de trabalho e lazer.” (BRASIL, 2018). Dessa maneira, podemos concluir que é esperado que nossas crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) iniciem suas aprendizagens sobre diferentes grupos que compõem seus locais de vivência como a escola, o bairro, sua cidade e nosso país.

Moramos em um país com uma pluralidade cultural e diferenças sociais muito grandes é importante que tudo isso seja levado em consideração no planejamento das aulas de Geografia.

Para apoiá-lo nesta tarefa, propomos uma atividade para os alunos do 3º ano referente a habilidade: EF03GE05 – Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares. Habilidade da unidade temática “Mundo do trabalho”, no objeto do conhecimento “Matéria-prima e indústria”.

Importante ressaltar que esta habilidade, assim como as demais, não se encerram em uma única aula, precisando pensar em um desdobramento em outras aulas e momentos de discussão coletiva com os alunos.

 

Para o proposto aqui, podemos pensar em um conjunto de, no mínimo, cinco aulas, podendo serem direcionadas da seguinte maneira:

Aula 1 – Roda de conversa sobre os tipos de alimentos que os alunos conhecem e que fazem parte do dia a dia da criança. Busque com eles saber de onde eles acreditam que esses alimentos vêm.

Fazer uma lista coletivas de alimentos conhecidos e suas hipóteses de como esses alimentos chegam até a casa deles. Em uma aula virtual, o mesmo diálogo pode ocorrer com os alunos, que podem ir falando ou anotando no chat, quando for possível.

É importante levar em consideração o que pensam, mesmo que estejam equivocados. As anotações da aula serão retomadas mais à frente.

 

Aula 2 – Nesta aula, será iniciado o diálogo da origem de um alimento: o açúcar (atividade abaixo). Antes de apresentar o vídeo, ouça as ideias dos alunos de como o açúcar chega até a casa deles e acolha suas respostas.

Antes de apresentar o vídeo, peça para os alunos prestarem atenção em cada etapa de sua produção, pois será anotado em seguida o passo a passo.

Apresentar o vídeo “De onde vem o açúcar?” do canal “De onde vem?” utilizando o link: https://www.youtube.com/watch?v=IZ8hoNdKJBg.

Preencher com os alunos o esquema que apresenta os passos da fabricação do açúcar.

Em seguida, discutir com eles sobre as profissões que participam da produção do açúcar. Dentre várias, podemos citar: trabalhadores do campo (agricultor, boia-fria, agrônomo), trabalhadores da indústria (operador de máquinas, engenheiro, administrador), trabalhadores do comércio (caixa, repositor, gerente).

Em uma aula virtual também é possível apresentar o vídeo e promover a discussão com os alunos.

 

Aula 3 – A discussão agora será voltada para a produção do leite. Assim como na aula anterior, ouvir suas hipóteses sobre como o leite é produzido e chega até a casa deles. Apresentar mais um vídeo da série “De onde vem?”, com o link: https://www.youtube.com/watch?v=iGAwTwdB5NA

Também pedir aos alunos para focarem ao passo a passo de como o leite é extraído até chegar às nossas casas.

Assim como na aula anterior, dialogue sobre as profissões que estão envolvidas e pergunte quais são iguais às que encontramos na produção do açúcar e quais são diferentes.

Aproveite para discutir com eles quais as diferentes fontes de alimentos que vimos nas duas aulas: de origem vegetal e de origem animal.

Apresentar aos alunos o conceito de agricultura e pecuária:

Depois, discuta sobre como montar uma tabela com alimentos com origem na agricultura e de alimentos com origem na pecuária.

Você pode fazer, também, uma nova tabela com as profissões associadas à agricultura e a pecuária.

Caso ache necessário, apresente mais um vídeo da série, que fala de onde vem o ovo com o link: https://www.youtube.com/watch?v=xaNLpqz8Mjg

Para aulas virtuais, a sequência destas atividades pode ser desenvolvida em aulas seguidas.

 

Aula 4 – Nesta etapa será discutida a origem de outro tipo de alimentos. O vídeo base da aula será “De onde vem o sal?” encontrado no link: https://www.youtube.com/watch?v=ok3p5bO5-c0

Após a apresentação do vídeo, discuta com os alunos sobre como esse alimento chega até nós.

Depois, peça para os alunos falarem outros tipos de alimentos que encontramos em nossas casas que não tem origem na agricultura e na pecuária e vá anotando no chat ou compartilhando a tela, caso esteja no ambiente virtual.

 

Aula 5 – Para finalizar a sequência das atividades, você poderá solicitar que os alunos elaborem cartazes sobre as descobertas das aulas, tais como: a origem dos alimentos que temos em casa, o que é agricultura e pecuária, trabalhadores destas duas modalidades de produção de alimentos, das indústrias e comércios. Se o trabalho for virtual, pode propor algumas ferramentas que os alunos possam utilizar para essa produção, sem que precisem se reunir presencialmente para isso.

Retome com os alunos as hipóteses levantadas na primeira aula e refleta com eles as estratégias usadas para que compreendessem os objetivos esperados.

 

Importante ressaltar que as aulas apresentadas acima tratam de sugestões que podem ser feitas com os alunos. Cabe ao docente identificar e direcionar o melhor caminho a ser percorrido por sua turma, pois é quem melhor conhece suas necessidades, potenciais e pontos de atenção que ainda precisam ser desenvolvidos.

Algumas dicas podem ajudá-lo a tornar esta experiência ainda mais produtiva para todos:

  • é fundamental, nas aulas de Geografia, que o professor ouça e acolha as ideias dos alunos, inicialmente, promova periodicamente discussões coletivas e que faça registros das descobertas feitas.
  • evite o direcionamento de aulas onde ocorrem simplesmente a leitura de um texto e a resolução de perguntas de interpretação do mesmo.
  • faça uso de diferentes estratégias para promover o protagonismo dos discentes, levando em consideração os conhecimentos que já possuem; isso tende a fazer com que essas aulas ocorram com mais aprendizagens significativas.

Tenho certeza de que você fará um trabalho primoroso! Depois comente abaixo como foram suas vivências nas aulas de Geografia a partir das sugestões apresentadas aqui. Estarei ansioso para recebê-las.

Clique aqui para acessar as atividades que podem ser utilizadas pelos alunos como registro destes aprendizados, com foco no 3º ano do Ensino Fundamental.

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Comente qual sua opinião sobre esse texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

artigos relacionados

Inscreva-se na nossa Newsletter