Ser formador na Elos Educacional

por Fernanda Zerbinatti

31/10/2016

A arte de ser formador na Elos Educacional

A palavra “formador”, num primeiro momento pode remeter-nos à uma perspectiva de fabricador de moldes em série e este pode ser um grande equívoco no entendimento do real papel de um formador educacional.

Para compreendermos a magnitude que se esconde no exercício da formação continuada, em especial, a promovida pela Elos Educacional, é essencial uma aproximação a este território tão fértil e ao mesmo tempo tão desafiador: a qualificação da aprendizagem de todos os alunos das escolas brasileiras.

Aproximação esta, que difere de suposições baseadas em achismos e extrapola o senso comum para percorrer uma jornada de estudo, comprometimento e entusiasmo pelo que se acredita e se faz.

Ser formador é antes de, mais nada, a personificação do desejo de enxergar para além do óbvio. É aventurar-se na realidade problematizada do outro e desbravar cenários muitas vezes desacreditados, compartilhando o brilho do olho no olhar de quem muitas vezes encontra-se na escuridão de suas próprias incertezas.

A função exige em primeira estância disponibilidade de superação, pois os primeiros desafios são aqueles decorrentes das próprias fragilidades. É preciso coragem para transpor os obstáculos que se apresentam de forma inusitada.

Vencer os próprios limites significa acreditar que é possível sempre ser e fazer melhor. Ao mesmo tempo, possibilita nas parcerias, na pesquisa e no estudo a busca por alternativas eficazes para a solução de pontos de atenção ou mesmo correção de rotas.

É preciso sensibilidade para pedir licença e opinar num espaço que não é seu, mas que será compartilhado na medida em que a confiança se fortalecer pelo vinculo da palavra, da ação e da competência.

Você ficará exposto, suas fragilidades serão reveladas ao seu grupo de trabalho em diferentes contextos, ocasionando uma nudez profissional e ao mesmo tempo pessoal, que perpassa a sua vontade. A entrega é tão plena, que se torna impossível não ser quem realmente és. E isto é incrível! Um espaço que se torna um ambiente seguro na medida em que nos disponibilizamos a aprender e caminhar juntos. Seu grupo de trabalho será um grande provedor de seu aprimoramento nas mais diferentes perspectivas.

A conquista do outro, passa a ser sua também! Como diria Rubem Alves sobre a metáfora do casamento e o jogo de frescobol: “Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha.”

A humildade deve ser refinada a todo tempo, para que a sensibilidade permaneça presente nas reflexões sobre o outro e suas necessidades. O trabalho nunca será para você; sempre será em função do outro.

Para ser formador é preciso usar da firmeza como recurso de ajuda para que as pessoas por você orientadas desenvolvam a capacidade de criar hábitos e processos fundamentados na perspectiva da gestão estratégica nos mais diversos contextos.

Quando a esperança está por um fio e as incertezas e adversidades insistem em fazer morada, abalando as estruturas até então tidas como seguras, a presença honesta e coerente do formador por meio de intervenções propositivas, faz a diferença na manutenção da perseverança, da coragem e da tomada de decisão de forma assertiva.

Ser formador na Elos é uma oportunidade única de viver o que se acredita. Consiste de fato fazer o que se fala; na verdade vai além, é fazer o que se acredita: contribuir diariamente para uma educação melhor todos os dias para todos os alunos.

Uma frase de Steve Jobs traduz um pouco da dimensão deste vasto território que é ser formador: “Simplesmente somos entusiasmados com o que fazemos”.

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Comentários sobre o texto

  1. Lucia Helena Serodio disse:

    Disse tudo Fe…Parabens e obrigada…lindo texto…

  2. Andrea disse:

    Ser formadora da Elos é isso é muito mais!!! Fernanda, texto lindo!!! Sensível e sincero como você!!!!

    1. Fernanda Zerbinatti disse:

      Olá, Andrea. Que bom que se identificou! Agradeço a gentileza das palavras. Bjs

  3. Débora Molina disse:

    Que texto lindo e verdadeiro!

    1. Fernanda Zerbinatti disse:

      Obrigada, Débora. Fico feliz que apreciou a leitura. Bjs

  4. Solange Cruz disse:

    Parabéns Fernanda, texto sensível e objetivo é traduz com transparência o que é o dia dos de um formador.

    1. Fernanda Zerbinatti disse:

      Olá, Solange. Agradeço sua apreciação. O lugar de formador/a é imenso; não é mesmo? Forte abraço.

  5. Priscila Carbone disse:

    Tenho o prazer de ter formação com a Fernanda Zerbinatti no colégio onde trabalho. Como no texto acima, ela consegue explicar tudo com racionalidade e emoção. Parabéns você merece todo sucesso.

    1. Fernanda Zerbinatti disse:

      Olá, Priscila. Agradeço suas palavras. Que possamos seguir estudando e aprendendo sempre. Grande abraço.

  6. Fabiany Funes Molina Zilio disse:

    O texto, em seu título, especifica o que é ser formador/a na Elos Educacional, no entanto, na minha concepção, o tema principal abordado nele é a preocupação com o aprimoramento do outro e a satisfação com o seu sucesso, tomando como princípio uma via de mão dupla: eu ensino e aprendo com meus pares e é preciso humildade para isso. Esta deveria ser a base para uma formação e uma educação de qualidade de forma mais ampla (não apenas para a Elos) e, à qual, todos têm direito. A Educação transforma e está sempre em movimento, assim como as gerações (e o mundo) estão mudando constantemente.

    1. Fernanda Zerbinatti disse:

      Fabiany, obrigada por sua reflexão.
      De fato o papel de formador/a implica humildade e permanente aprendizado. Que possamos seguir nesse processo com a certeza de contribuir de forma genuína com as pessoas. Grande abraço.

    2. Fernanda Zerbinatti disse:

      Fabiany, obrigada por sua reflexão.
      De fato o papel de formador/a implica humildade e permanente aprendizado. Que possamos seguir nesse processo com a certeza de contribuir de forma genuína com as pessoas. Forte abraço

  7. Sandra Scapin disse:

    O texto vai muito de encontro ao meu olhar sobre o que é ser formador. Vejo que esta atuação nos faz acreditar na capacidade constante de transformação de si próprio e do outro. É uma oportunidade de crescimento mútuo, tanto nas competências acadêmicas como socioemocionais. É uma oportunidade de nos despertar e despertar o outro a ser mais e melhor, a ser a melhor versão, a cada dia.
    É um desafio contínuo, porém motivador para todos que acreditam que a educação é um processo que pode transformaras diferentes realidades.

    1. Fernanda Zerbinatti disse:

      Sandra,
      Fico feliz em saber que o texto chamou sua atenção para os aspectos que destacou. Concordo com você! Educação é processo! Um processo que requer intencionalidade; concorda?

  8. Carlos Walter Dorlass disse:

    É um material muito didático e de fácil entendimento.

    1. Fernanda Zerbinatti disse:

      Carlos,
      Obrigada por seu feedback.
      Forte abraço.

  9. Cristiane Ferrreira disse:

    É gratificante ler textos tão profundos sobre as questões de ser um facilitador de sonhos . É desafiador, é intenso e humanizado as questões que são direcionadas para não nos contentarmos com as demandas das desigualdades, ausência da equidade e valorização do conhecimento para a vida por meio da educação e ensino.
    Reformulo minhas teorias e práticas para agregar mais conhecimento das quais eu mesma faço parte nesta sociedade. Como educadora, percebo que muitos são os desafios na nossa educação , mas a união de saberes pode de certa forma contribuir para realizar sonhos.
    Parabéns ao grupo Elos por tamanha iniciativa , humildade e profissionalismo.

    1. Fernanda Zerbinatti disse:

      Olá, Cristiane. Agradeço o diálogo! Humanizar as relações é sem dúvida uma escolha que impacta o processo de ensino e aprendizagem! Forte abraço.

  10. Janaína D. Rodrigues disse:

    A aprendizagem colaborativa, o compromisso com o desenvolvimento dos pares, a consciência de que educação não se faz sozinho são reflexões profundas presentes no texto.
    Essa é a educação que eu acredito!

    1. Fernanda Zerbinatti disse:

      Olá, Janaína.
      Obrigada por sua contribuição. É muito bom nos conectar com pessoas que acreditam no poder da aprendizagem colaborativa. Sigamos colaborando e compromissadas.

  11. José aldinar osorio de lima disse:

    Somos a diferença de uma educação melhor.

    1. Fernanda Zerbinatti disse:

      Olá, José.
      Acredito que um trabalho com foco na equidade, seja de fato, uma diferença em prol de uma educação melhor para todos/as todos os dias. Que possamos seguir firmes nessa busca pela qualidade da educação!

  12. Karla Santos disse:

    É um texto encorajador ao professor formador, para que ainda que as circunstâncias sejam desfavoráveis, ele faça seu trabalho com excelência e honestidade, e assim motivará outros professores.

    1. Fernanda Zerbinatti disse:

      Karla, agradeço sua participação.
      Considero a oportunidade estabelecer um diálogo com propósito com diferentes pessoas um grande impulso para o trabalho da formação de adultos/as professores/as. Estudar pelo outro e com o outro são processos ricos em aprendizado; não é mesmo?

  13. Kimberly Barbeitos disse:

    Estar no papel de formador e auxiliar na construção de pontes que unem conhecimentos experiências. É conduzir a travessia dessa ponte segurando pela mão, aberto em expor seus medos e anseios, aquele frio na barriga, que essa travessia traz. É compartilhar vivências, é provocar vivências e respeitar a história de cada um. Ser formador é acreditar e contagiar pessoas com a educação que transforma, com a educação que é o único caminho.
    Excelente texto Fernanda Zerbinatti

    1. Elos disse:

      É tão importante o papel do/a formardor/a nessa trajetória.
      Obrigada por comentar. Abraços!

    2. Fernanda Zerbinatti disse:

      Obrigada pela reflexão, Kimberly.
      Que toda e cada formação possa proporcionar experiências significativas para o desenvolvimento das pessoas envolvidas no processo formativo. Forte abraço.

  14. Rosângela Delage disse:

    O texto, muito bem redigido, me faz acreditar que a educação é realmente transformadora, Gosto de gente que prepara gente pra gostar de gente. Ensinar e aprender junto faz do professor um agente social capaz de mudar o mundo.

    1. Fernanda Zerbinatti disse:

      Olá, Rosângela.
      Obrigada por sua contribuição e feedback.
      Sigamos acreditando no poder transformador da educação! Forte abraço.

  15. Rosângela Delage disse:

    O texto, muito bem redigido, me faz acreditar que a educação é realmente transformadora, Lidar com pessoas, ensinar e aprender junto faz do professor um agente social capaz de mudar o mundo.

  16. Alexandra Aguirre disse:

    Acredito que ser formador e expor sua fragilidade no processo de caminhar juntos, é o que permite falas propositivas e estratégicas. Pois o formador está caminhando junto com o grupo, ele faz a mediação, porque conhece o grupo e se despe de um saber absoluto. Esta relação entre formador e grupo, para mim, é a mais interessante e necessária para o funcionamento da formação.

    1. Fernanda Zerbinatti disse:

      Olá, Alexandra.
      Agradeço o diálogo!
      O papel da formação implica ser um/a parceiro/a experiente em um determinado assunto, não sobre tudo. Essa clareza e humildade, permite a troca e o aprofundamento a partir dos diferentes saberes de cada um/a. Concorda?

  17. Marli Dias Ribeiro disse:

    A humildade é um exercício que precisa ser praticado. Afinal, é impossível dominar todo conhecimento. Somos sempre aprendizes.

    1. Fernanda Zerbinatti disse:

      Olá, Marli.
      Concordo com você! A humildade precisa ser exercitada sempre e em todos os espaços. Somos seres inacabados e é exatamente essa nossa incompletude que nos permite sempre aprender! Forte abraço.

  18. Fernanda Zerbinatti disse:

    Obrigada, Lúcia. Forte abraço.

Comente qual sua opinião sobre esse texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

artigos relacionados

Inscreva-se na nossa Newsletter