Gestão escolar e a avaliação da aprendizagem

por Maria Luiza Ramos

05/04/2018

Uma pergunta que precisamos fazer como educadores é qual o propósito da avaliação da aprendizagem dos alunos?

Para responder essa pergunta, resgatamos trabalhos da Professora Clarilza Prado de Souza, especialista em avaliação da aprendizagem.

É preciso assinalar que a avaliação da aprendizagem realizada no contexto da escola e da sala de aula não tem finalidade classificatória. Ela deve ocorrer de forma contínua e permitir análises qualitativas do progresso dos alunos. Nesse sentido, a avaliação com caráter formativo fornece dados concretos sobre o que o aluno está aprendendo e sobre a eficácia do ensino oferecido pela escola.

Essa ideia nos remete a pensar acerca dos papeis dos principais atores do processo de ensino que devem garantir as condições para o aprendizado dos alunos: professores e gestores escolares, isto é, diretores de escola e coordenadores pedagógicos. O que cabe a cada um em relação às avaliações aplicadas na escola?

Aos professores cabe propor avaliações que permitam aferir se os alunos aprenderam o que era esperado em determinado período letivo e também em cada aula. Portanto, há que se ter clareza dos objetivos de aprendizagem e dos instrumentos mais adequados para medir se esses objetivos foram alcançados, bem como quais atividades pedagógicas realmente conduzem à aprendizagem.

Aos gestores escolares cabe a garantia das condições para que os professores desenvolvam o processo de ensino de melhor qualidade. Tais condições incluem formação continuada do professor, organização curricular, materiais pedagógicos necessários para as aulas, infraestrutura física, etc.

Depois de aplicadas as avaliações, é necessário sistematizar os resultados em planilhas e gráficos que permitam uma análise do desempenho de cada aluno, de cada turma e de cada ano da escola.

Tendo em vista que os resultados das avaliações dos alunos devem ser vistos como indicadores para o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem, nossa proposta é que cada ator responsável por esse trabalho faça uma reflexão a respeito do que lhe cabe realizar nesse processo, para que possa encaminhar soluções adequadas.

SOUSA (1999) sugere uma série de perguntas para reflexão do professor a respeito do seu próprio desempenho, a partir dos resultados das avaliações de aprendizagem. Algumas dessas perguntas constam do quadro a seguir e, em paralelo à reflexão do professor, pensamos em uma série de indagações que podem orientar a reflexão dos gestores acerca do seu papel no acompanhamento do processo pedagógico da escola:

Este rol de perguntas pode ser útil para que os professores e gestores possam refletir sobre o quanto e como estão cuidando do que é necessário para garantir os direitos de aprendizagem dos alunos.

Com isso, podemos perceber que a avaliação não é uma ação que se refere apenas aos alunos, mas a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Todos precisam pensar de que maneira são responsáveis pelos resultados e como podem mudar suas ações para melhorá-los.

Refletir sobre suas responsabilidades no processo educativo deve ser uma constante na atuação da equipe escolar para a construção de uma escola de alta qualidade.

Leia também:

Plasticidade Cerebral: sua importância na aprendizagem escolar
Leitura e produção de textos na Base Nacional Comum Curricular: O que e como?
Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Comentários sobre o texto

  1. Gilsa Correia de Oliveira disse:

    Realmente, pensar em avaliação requer um cuidado de observação em todos os seguimentos dentro da escola, quando se trata de onde estou, onde quero chegar e o que preciso para conseguir! Uma ótima dica são esses quadros de perguntas acima! Parabéns pelo trabalho!

  2. Meire Bacci disse:

    Muito bom Malu!!! Parabéns pelo texto e reflexões!!!! Gde bjo

  3. Tamara Belmira disse:

    Excelente texto sobre a responsabilidade de todos no processo de avaliação do aluno. Refletir sobre de que maneira somos responsáveis pelos resultados e como podemos mudar nossas ações para melhorá-los é essencial para a construção de uma escola de alta qualidade. Nossa escola está encerrando o 1º Bimestre e com a proximidade do momento do Conselho de Classe, já solicitei ao grupo a leitura deste riquíssimo material para auxiliar toda a equipe neste processo. A sistematizar os resultados obtidos nesse primeiro momento do ano será um dos meus objetivos com a equipe.

  4. JUSSARA disse:

    Gestão escolar é um tema, que é sempre bom ser dialogado.

  5. MARIA IRISVANDA DE FREITAS LIMA disse:

    GESTAO SEMPRE ASSUNTO MUITO IMPORTANTE A SER DIALOGADO.

  6. Ireneide da Silva Lima Veiga disse:

    Parabéns Malu, excelente abordagem sobre Avaliação da Aprendizagem.
    Realmente é indispensável a Avaliação desses resultados e a Autoavaliação dos Professores e Gestores.

  7. Maria Nilda Santos disse:

    Nossa Malu, excelente tema, parabéns pela escolha, realmente a avaliação das aprendizagens, são responsabilidades de todos da escola, é sempre bom fazer uma autoavaliação.

  8. Elaine Silva Candido disse:

    realmente temos que pensar no aprendizagem em primeiro lugar, dialogar com a equipe fazer uma alto avaliação, e sistematizar esse dados da avaliação pensando o que devemos contribuir para alcançamos os nossos objetivos.

  9. Gilmar Pereira dos Santos disse:

    Realmente avaliação é de fundamental importância para tomada de decisões, requer um olhar de toda escola, do professor, do aluno, da equipe gestora e demais servidores. Diante dos dados da avaliação é necessário que o professor reveja onde deve melhorar e a equipe gestora veja como ajudar esse professor dando o apoio pedagógico para um bom desempenho do aluno.

  10. bt-rosado@hotmail.com disse:

    A avaliação além de ser contínua, ela é um termômetro de ajustes no ensino aprendizagem é com o resultado das avaliações que devemos redirecionar a melhor estratégia para alcançar a turma ou alunos que apresentam resultados insatisfatórios, também é a avaliação o caminho a ampliar o olhar de como vemos a escola de acordo com seus resultados e como devemos tomar decisões decisivas partindo dos resultados das avaliações internas ou externas.

  11. Rosineide de oliveira Souza disse:

    A avaliação além de ser contínua, ela é um termômetro de ajustes no ensino aprendizagem é com o resultado das avaliações que devemos redirecionar a melhor estratégia para alcançar a turma ou alunos que apresentam resultados insatisfatórios, também é a avaliação o caminho a ampliar o olhar de como vemos a escola de acordo com seus resultados e como devemos tomar decisões coletivas partindo dos resultados das avaliações internas ou externas.

  12. cicero correia saraiva disse:

    O texto leva a todos nós a uma reflexão: Qual o verdadeiro papel da avaliação..
    A avaliação é de grande importância quando ela tem caráter não punitivo, e sim quando ocorre de forma continua dando total condições para a análise de todos estudante de forma qualitativa, para que haja oportunidade para darmos total condições e suicídios necessário para uma aprendizagem de qualidade para todos os alunos.

  13. Francisco Odenir Monteiro de Oliveira disse:

    Este texto sobre a avaliação nos mostra em linhas gerais, que acima de qualquer gráfico, nos mostra realmente o que está por trás desta avaliação, como por exemplo, trabalho de toda uma equipe escolar

  14. Nilma Araujo Dias disse:

    Com certeza, a avaliação é o norte, importantíssimo para sempre retornarmos, ou ,seja refletir, repensar, reorganizar, replanejar para alcançar os objetivos de aprendizagem dos alunos. Também como forma de avaliar nosso trabalho.

  15. Andréia Rodrigues de Souza Moura disse:

    o processo avaliativo tem como objetivo principal identificar o que os alunos já sabem, para dar inicio ao ano letivo, é importante que os professores verifiquem o conhecimento prévio de cada um para garantir uma aprendizagem condizente com o seu grau de capacidade . Desenvolver estratégias constante para alcançar e atender os objetivos propostos.

  16. joel correa de oliveira disse:

    Realmente se fala muito de avaliação, da qualidade das avaliações, dos professores,dos coordenadores,da gestão, etc, mas se dicuti pouco do papel do aluno nesse processo. A pergunta mais importante que deveria se fazer é essa: No que essa avaliação que estou fazendo irá mudar a visão que tenho de meu aluno?

  17. Maria Imeuda dos santos da costa disse:

    É importante detectar as dificuldades sistematizar os resultados, traçar planos de ações para para uma avaliação com caráter formativo.

  18. Marijane da Silva disse:

    Saber avaliar é de suma importância, nela podemos rever, analisar e assim replanejar e reavaliar as metodologias para que possa despertar no aluno o interesse nos estudos e desenvolver as habilidades e competências necessária para o seu aprendizado.

  19. Esly Bonfim disse:

    Segundo Sousa, a avaliação formativa vai muito além do resultado classificatório, é o momento de reflexão de todo a equipe escolar o desempenho dos alunos reflete diretamente no trabalho do professor e no acompanhamento da equipe gestora. Os indicadores da avaliação só fazem sentido se promoverem ações para a aprendizagem dos alunos.

  20. Elienne Marciel dos Santos disse:

    Avaliação é um instrumento utilizado para avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem…ela é um termômetro de ajustes no ensino aprendizagem dentro do âmbito escolar…. Cada vez mais as instituições de ensino têm adotado a avaliação ao longo da aprendizagem dos alunos, essa avaliação deve ser encarada como reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino…. de forma a observar os erros e acertos dentro da aprendizagem e buscar estrategia para alcança os objetivos.

  21. jucely porfirio disse:

    Diante de uma avalição e necessário que a gestão escolar e professores reflita diante os resultados para analisar alguns ajuste para a evolução da aprendizagem dos alunos.

  22. Lucilene Maciel disse:

    O texto proporciona uma reflexão sobre a importância da prática efetiva da avaliação da aprendizagem, pois ela revela o que os alunos aprenderam no decorrer de cada período e ainda contribui para que o professor e a equipe gestora possam planejar ações que garantam o direito de aprendizagem dos alunos.

  23. edilene ferreira de souza disse:

    Concordo plenamente com Sousa quando afirma que a avaliação formativa vai além do resultado classificatório. Avaliação é algo muito sério e requer do professor e equipe gestora uma reflexão a cerca da aprendizagem dos alunos. A avaliação formativa é um processo contínuo e londo e nesse percurso o professor é o principal mediador do processo ensino aprendizagem, tendo como seu maior aliado a equipe gestora. Quando assim acontece, todos juntos, num só propósito, surge boas ações e se garante o direito de aprendizagem dos alunos.

  24. Maria Luiza Ramos disse:

    Concordo plenamente com você. A avaliação deve ser vista pelos professores e gestores como um termômetro para direcionar as estratégias de ensino, de forma a alcançar toda a turma e, permitir identificar onde, especificamente, estão as dificuldades dos alunos. Só assim, será possível preparar atividades que visem reforço e recuperação, não é?

  25. Juraci Alves Vieira disse:

    Muito bom as reflexões sobre a avaliação. De fato precisamos pensar a avaliação como aliada,utilizando-a para saber como os alunos aprendem e como a escola está ensinando. Planejar e pensar a avaliação como reflexo das ações pedagógicas que desenvolvemos,e consequentemente garantir a melhoria do ensino.

  26. Letícia Araújo de Souza disse:

    A avaliação tem que ser de caráter Formativa, cuja finalidade é diagnosticar o progresso da aprendizagem dos alunos; então, será possível reavaliar sempre….

  27. Elizziane dos Santos Negrão disse:

    a cada dia identificamos os metodos avaliativo como um processo indispensável, tanto para o aluno como para o próprio professor, coordenador e diretor, pois é advinfo dos resultados avaliativos a resposta necessaria para o aprimoramento fo ensino aprendizado do alunos e o aprofundamento pedagogico da equipe educadora e gestão escolar.

  28. Ana Lúcia dos Santos Barbosa Xavier disse:

    A avaliação deve ser usada para indicar a dificuldade do aluno, para que seja planejadas atividades de auxilio as essas dificuldades.

  29. Valdeina da Silva Martins disse:

    A avaliação pode ser utilizada como instrumento de aprendizagem e formação do aluno.

  30. Cristina Luiza Vital disse:

    A avaliação precisa ser problematizada e fazer uso de instrumentos para coleta de dados com o intuito de ressignificar o processo de aprendizagem dos alunos, com novas práticas pedagógicas.

  31. Claudiene Santos Correia disse:

    Este pequeno texto nos proporciona que tenhamos um olhar amplo para a avaliação da aprendizagem, na qual possamos refletir sobre a nossa prática pedagógica diária, isto não é nada fácil, mas é necessário para que tenhamos um desenvolvimento desejável.

  32. Francisca Brito de Andrade Silva. disse:

    Concordo com Sousa, quando ele afirma que a avaliação deve ocorrer de forma contínua, permitindo análises qualitativos do progresso dos alunos. Dessa forma podemos observar os avanços e dificuldades na aprendizagem dos nossos alunos redirecionando as ações educativas com a finalidade de aprimorar o conhecimento no âmbito escolar e eficácia no processo ensino aprendizagem.

  33. Maria Eudeneides Moura Santos disse:

    Avaliação de aprendizagem; uma ferramenta importante para que a equipe gestora e professores façam uma constante reflexão, sobre o objetivo da escola ,se realmente na pratica está sendo alcançado, se está ocorrendo de fato o ensino aprendizado.

  34. Ivonete Pinheiro disse:

    avaliação de aprendizagem e uma ferramenta importante para que a equipe gestora possa ver atraves da mesma os avanços e as dificuldade na aprendizagem

  35. João Carvalho disse:

    Avaliar, imprescindível na vida humana, seja em todos os aspectos social, em nosso caso,que é a educação, o texto, coloca de forma bem clara a proposta da avaliação da aprendizagem que é de fornecer subsídios para que os educadores possam tomar decisões que permitem o aperfeiçoamento do processo.

Comente qual sua opinião sobre esse texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

artigos relacionados

Inscreva-se na nossa Newsletter