Educar em tempos de mudança – os aprendizados de 2025

por Silvana Tamassia

17/12/2025

Parece que foi ontem que 2025 começou e agora já se despede.
Foi um ano intenso, marcado, também, por ações importantes para o Brasil, como a COP 30, em que países do mundo inteiro puderam discutir como podemos cuidar do nosso planeta e diminuir o impacto das mudanças climáticas.

Os eventos climáticos recentes trouxeram novamente à tona a necessidade de pensarmos em estratégias que garantam a continuidade dos estudos, mesmo diante de situações que alterem a rotina escolar, como as pandemias e situações extremas causadas pelo clima. Para reforçar essa urgência, os resultados das últimas avaliações nacionais (Saeb) reforçaram a urgência de pensarmos em ações concretas para a recomposição das aprendizagens, garantindo que nenhuma criança ou adolescente deixe de aprender.

Em 2025, esse foi um dos principais focos da Elos Educacional. Desenvolvemos estratégias que engajaram estudantes de diferentes idades, possibilitando que crianças e adolescentes aprendessem a ler, escrever e resolver situações-problema envolvendo as quatro operações, fortalecendo uma base sólida para o avanço nas habilidades previstas no currículo de cada ano escolar.

Mas a formação dos/as estudantes vai muito além de Língua Portuguesa e Matemática. Por isso, o trabalho voltado à educação integral também teve grande destaque neste ano. Atuamos junto às redes municipais no desenvolvimento de dois pilares fundamentais: a produção de materiais didáticos orientadores para professores/as e estudantes e a formação de professores/as e coordenadores/as para a implementação dessas propostas, garantindo experiências educativas diversificadas e conectadas à realidade dos/as estudantes. Essas experiências também dialogaram com dois eixos centrais: a educação socioemocional e a escola das adolescências.

Outro aspecto relevante de 2025 foi o trabalho com educação de adultos/as, desenvolvido junto a trabalhadores/as de uma obra do Metrô — uma experiência que reafirma a importância da aprendizagem ao longo da vida como instrumento de ampliação de saberes e de oportunidades.

Além desses exemplos, realizamos consultorias personalizadas, formações para diretores/as, coordenadores/as pedagógicos/as, supervisores/as escolares, gerentes regionais e equipes técnicas, bem como formações docentes voltadas à qualificação das práticas pedagógicas a partir de desafios reais das salas de aula.

Acima de tudo, todas as ações tiveram um mesmo propósito: melhorar a educação do país, garantindo que toda criança e todo adolescente tenham seu direito de aprendizagem assegurado. Trabalhamos para que aqueles que mais precisam tenham o suporte necessário, promovendo uma educação mais equitativa, democrática e antirracista.

E esse é o nosso compromisso para 2026: seguir construindo, juntos/as, uma educação e uma sociedade mais justas, acolhedoras e integradoras, em que cada escola reconheça as diferenças, ofereça oportunidades e valorize o desenvolvimento integral de todos/as os/as estudantes.

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Comente qual sua opinião sobre esse texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

artigos relacionados

Inscreva-se na nossa Newsletter