por Equipe Elos Educacional
09/02/2024
Aconteceu na tarde da sexta-feira, 02 de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo (Alesp) o Seminário de Interseccionalidade – educando para a equidade realizado pela Elos Educacional.
O Seminário teve como objetivo aprofundar o debate sobre as interseccionalidades presentes em nossa sociedade, abordando questões relacionadas a raça, gênero e sexualidade, entre outros temas discutidos ao longo de 2023 no Núcleo de Estudos da Elos Educacional.
Painelistas e homenageados no Seminário de interseccionalidade – 2024 (fotos: Michael Alfredo / divulgação)
Dividido em três mesas, o seminário abordou o tema “Dialogando sobre racismo e povos originários” os painelistas convidados foram:
Mulher Indígena Tremembé, professora, membra do Conselho Indígena Tremembé de Itapipoca – CITI, do Grupo de Mulheres Indígenas Cunhã Porã Tremembé, do Coletivo Protegidas de Orixás, agricultora e militante de luta.
Cientista social e mestre em Políticas Públicas. Atuou por 25 anos em Educação na gestão de projetos educacionais. É presidente do Instituto DACOR, que atua no apoio a políticas de equidade racial e anti racismo por meio de dados e disseminação de conhecimentos. A mediadora da mesa foi Janaina Sousa, da Elos Educacional.
A segunda mesa tratou o tema:” Feminismo e Diversidade: Reflexões sobre” e contou com a painelista Silmara Conchão da Faculdade Medicina ABC. Ela é socióloga, docente na Faculdade de Medicina do ABC. ex-secretária de Política para as Mulheres de Santo André. Desenvolveu diferentes projetos e implementou programas sobre violência doméstica, gênero e cidadania. É autora de 4 livros sobre relações de gênero. A mediação desta mesa foi de Claudia Zuppini Dalcorso , Cofundadora Elos Educacional.
Já na terceira mesa, o tema abordado foi: As Contribuições de Uso de Dados em Educação na Luta contra o Racismo, e contou com os painelistas:
Economista com especialização em Econometria Aplicada, mestre em Gestão e Políticas Públicas (FGV-EAESP), doutorando em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores na Universidade de Coimbra e fundador do Iede.
Bacharel em Ciências Sociais e mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV. Pesquisador da Harvard GSD, Alumni do MIT, Alumni do MBA em Finanças de Impacto pela Universidad Torcuato Di Tella, Argentina, criador do Mapa Preto da Educação e presidente do Instituto GUETTO. A mediadora da terceira mesa foi Silvana Tamassia, Cofundadora Elos Educacional.
O evento também contou com o lançamento do livro “Elos da Interseccionalidade: em busca de justiça social e equidade”, lançado pela Paco Editorial, escrito pelo núcleo de estudos da Elos Educacional.
Apresentamos este livro com orgulho, uma análise perspicaz de questões essenciais para um mundo mais inclusivo e justo. Cada capítulo aborda dimensões críticas das lutas por igualdade, formando um panorama abrangente das complexas questões que permeiam nossa realidade.
A coletânea do Núcleo de Estudos de Interseccionalidades da Elos Educacional reflete um compromisso em abordar questões críticas, considerando interseções entre raça, gênero, sexualidade, idade e outros aspectos.
A interseccionalidade, conceito central, refere-se à compreensão de que as identidades não podem ser analisadas isoladamente. Os capítulos oferecem perspectivas valiosas para compreender e enfrentar as complexas interconexões de desigualdade, tornando a obra um guia essencial para a promoção da justiça social.
Ao mergulharmos nessas páginas, somos desafiados/as a refletir sobre nossas perspectivas e ações, inspirados/as a fazer a diferença em nosso mundo. Que esta obra sirva como guia, apelo e fonte de inspiração para todos/as na busca de um mundo mais justo e igualitário.
Adquira o seu livro, clique aqui.
⭐ O Seminário também contou com intérpretes de libras durante todo o evento e para receber nossos convidados o músico Lira Claudemir.
Confira abaixo algumas imagens:
Fotos: Michael Alfredo / Thaís Laguna / Abner Xavier
Comente qual sua opinião sobre esse texto!