por Claudia Zuppini Dalcorso
11/09/2023
Imagine a possibiidade de ter alguém mais experiente lhe orientando em suas rotinas profissionais com o objetivo de aprimoramento. Imaginou? Pois é, este é o trabalho de um/a mentor/a.
A mentoria, em uma concepção profissional, refere-se a um tipo de relação de aprendizagem entre um/a profissional experiente com um/a iniciante, na mesma área de atuação, ponto esse que se difere do coaching[1], no qual o/a profissional “coach[2]”que orienta o coachee[3] não é necessariamente um/a profissinal com expertise na mesma área.
A mentoria remete a um acompanhamento, no qual acreditamos como um elemento fundamental para um bom resultado na formação continuada, mas também a uma cumplicidade e empatia com o/a outro/a, essencial nas relações.
,
Ela é uma metodologia muito potente para o aperfeiçoamento profissional, pois personaliza a aprendizagem de acordo com as necessidades do mentorado/a, e principalmente, ajustado ao seu contexto de trabalho.
O trabalho de mentoria é muito eficiente, pois além de proporcionar aprendizado para o/a gestor/a ele proporciona ao/à mentor/a uma ressignificação para o seu trabalho ao ter que se preparar para acompanhar o/a seu/sua mentorado/a. É uma troca constante de saberes.
A aplicação desta metodologia para a gestão escolar é uma opção de várias escolas de formação para gestores/as, como por exemplo na UDP (Universidade Dhiego Portales) no Chile, Nacional College for School Leadership, na Inglaterra, a NYC Leadership Academy, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Esta escolas foram estudadas por mim, em minha tese de doutorado, se quiserem saber mais acessem o link no final do post[4].
As formações oferecidos pela Elos Educacional também a utiliza para potencializá-las.
Para ser mentor/a é necessário desenvolver várias competências e destaco as que consideramos essenciais:
Para que o processo de mentoria aconteça, o/a mentorado/a, no caso o gestor/a escolar, também precisa estar disponível para:
Por fim, a reflexão é um elemento base para o processo de mentoria. A reflexão pessoal e conjunta contribuirá para o processo de mentoria e gerará no/a gestor/a escolar o hábito permanente de reflexão sobre seu trabalho.
Diante do grande desafio de melhorar a qualidade de educação de nosso país acreditamos que o/a profissional da gestão escolar pode fazer grande diferença para o alcance dessa meta. O processo de mentoria colabora com que estes/estas profissionais atuem mais efetivamente e estejam preparados/as para encarar o desafio da sua rotina e não se sintam tão sós em sua jornada formativa.
[1] Coaching é o nome dado à metodologia.
[2] Coach é o/a profissional que guia e colabora com o/a coachee na sua aprendizagem.
[3] Coachee é a pessoa que recebe a orientação do/a coach.
[4] https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/22609/2/Claudia%20Zuppini%20Dalcorso.pdf
Comente qual sua opinião sobre esse texto!