por Michael Alfredo
05/11/2025
O Projeto ANA, Aprendizagem no Nível Adequado, trouxe para o Brasil a metodologia internacional Teaching at the Right Level, adaptando-a ao contexto das escolas públicas a partir de 2022. Desenvolvido em parceria com a Motriz e a Elos Educacional, o projeto tem como foco apoiar estudantes com defasagens em Língua Portuguesa e Matemática, especialmente aqueles com baixo desempenho escolar.
A proposta central do Teaching at the Right Level é organizar os estudantes de acordo com seus níveis reais de aprendizagem, e não apenas pela série ou idade. A partir desse diagnóstico, os/as estudantes são agrupados por níveis e participam de atividades específicas, adequadas às suas necessidades pedagógicas. Esse processo é acompanhado por formações contínuas para professores e equipes escolares, além de monitoramento técnico, garantindo maior efetividade nas práticas em sala de aula.
Cada ciclo de implementação tem duração média de 90 horas e inclui três momentos de avaliação: inicial, intermediária e final. Essas etapas permitem acompanhar a evolução dos/as estudantes ao longo do processo, identificar avanços e ajustar as estratégias quando necessário.
Até o momento, o Projeto ANA já impactou cerca de 9 mil estudantes, do 3º ao 9º ano, em 13 redes de ensino no Brasil. Os resultados vêm demonstrando que é possível promover avanços significativos na aprendizagem quando o ensino é realizado no nível certo para cada aluno.
Nos vídeos a seguir, você confere um compacto com os principais momentos, aprendizados e impactos da implementação do Teaching at the Right Level em oito cidades brasileiras, onde o projeto foi desenvolvido pela Motriz, em parceria com a Elos Educacional.
Abaixo você confere um resumo de todos os episódios acima:

Comente qual sua opinião sobre esse texto!