Sustentabilidade na Educação Infantil

por Ana Luzia da Silva Vieira

31/05/2021

Junto com todos os povos da Terra nós formamos uma grande família. E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos. Carta da Terra para Crianças

Figura 1- Cuidando da horta

Será que as crianças conhecem as maçãs, abacates, melancias? Falo da fruta inteira, com textura e cores em suas cascas, com seus caroços e sementes. Apesar de comerem frequentemente em suas refeições, geralmente recebem os alimentos preparados em frações pequenas para o consumo próprio e muitas vezes, pensam que o abacate é aquele creme docinho, o mamão são os pedacinhos molinhos e assim por diante.

Será que sabem de onde vem as folhinhas verdes picadas oferecidas em salada, como elas se desenvolvem e o que elas precisam para crescer e, ainda, como elas são importantes para nossa saúde?

Entendem por que as formigas ou qualquer outro animal precisam ser cuidados e preservados assim como os bichinhos de estimação?

Figura 2- Explorando a terra e as plantas

Será que perceberam que as plantas só vivem se estiverem na terra e morrem ao serem arrancadas e precisam de água e cuidado diário?

Compreendem os motivos pelos quais não devemos desperdiçar água, alimentos ou qualquer outro material e não deixarmos as luzes acesas depois que saímos dos espaços que usamos?

Será que imaginam os motivos pelos quais insistimos para que respeitem o coleguinha e que usem da afetividade na sua forma de se relacionar?

De fato, é imperativo que as crianças aprendam a se cuidar, cuidar dos outros e do meio em que vivem e, nós professores, temos um campo imenso de possibilidades de aprendizagens para favorecer essas experiências significativas tendo como base princípios éticos, democráticos, inclusivo, sustentável e solidários.

Gostaria de apresentar para aqueles(as) que não conhecem ou ajudar a rememorar para outros(as) que já tiveram contato, uma importante declaração, A carta da Terra, escrita como um pedido de socorro pela conservação ambiental, construída democraticamente com a participação de representantes de 46 países e que, se mantém atual e necessária até os dias de hoje.

Figura 4- Brincando com terra

A carta da Terra é uma declaração que reúne quatro princípios éticos e 16 estratégias cujo objetivo é formar uma aliança global para garantir os cuidados com o nosso planeta, de forma justa, sustentável, ética e pacífica. Em 2020 completamos 20 anos dessa declaração, cuja temática gira em torno da compreensão de que a Terra é viva, que fazemos parte, com os demais seres vivos, de sua comunidade de vida e temos a responsabilidade de assegurar o bem-estar de todos que nela habitam.  Não há dúvidas de que os princípios precisam ser considerados na sua amplitude e complexidade e convido-os a ler a carta na íntegra, mas quando trazemos para o nosso dia a dia vimos que ações simples e corriqueiras podem fazer toda a diferença.

Fica sempre a pergunta: o que posso fazer para contribuir? Tenha certeza de que as ações individuais fazem diferença, afinal se todos nós começássemos a agir poderíamos colher resultados surpreendentes. Como mostra a charge Bechilustras@gmail.com, não estamos sozinhos, mas espalhados.

E nós, que nos dedicamos para uma educação infantil de qualidade, como fazemos para levar essas discussões e reflexões às crianças tão pequenas?

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) temos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para cada uma das faixas etárias, dentro do campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, conforme ilustrado na tabela a seguir:

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)

Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura). (EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico (EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.). (EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas. (EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela. (EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

 

 

BNCC (2017, pp. 53)

São muitas as formas para introduzir esses objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, mas gostaria de compartilhar algumas estratégias utilizadas com crianças pequenas tendo como base o livro Carta da Terra para crianças” e, que espero, poder inspirá-los.  Esse livro foi publicado pelo NAIA – Núcleo de Amigos da Infância e Adolescência, com o objetivo de propor vivencias da carta da Terrano dia a dia das crianças.

O livro, assim como a Carta da Terra, também está dividido em princípios, escritos de uma forma simples, acessível e maravilhosamente ilustrados, os quais podem direcionar sequências didáticas e projetos para serem desenvolvidas no decorrer do ano. A seguir apresento os princípios e algumas sugestões, possíveis de serem realizadas na escola e em casa:

Princípios

Sugestões

Ø  conheça e proteja as pessoas, animais e plantas; Ø  Ações diárias de sociabilização, respeito, gentileza, compaixão;
Ø  sempre respeite estas três coisas: – a vida de todo e qualquer ser vivo; – os direitos das pessoas; – o bem-estar de todos os seres vivos; Ø  Bichinhos de estimação – fotos, alimentação, cuidados, características, bichinhos de pelúcia para serem levados para casa;

Ø  Bichinhos do jardim – quais são? O que comem? Onde vivem? Suas características, diferenças, semelhanças e cuidados que devemos ter;

Ø  utilize com cuidado o que a natureza nos oferece: água, terra, ar… Ø  Evite o desperdício – cuidador das torneiras durante a escovação os dentes e higienização das mãos; ajudante do dia; Ações que a família realiza para evitar desperdícios;

Ø  Reaproveitamento de materiais; reciclagem; construção de brinquedos com sucatas;

Ø  Passeios na praça; contato com a natureza; explorando os vasos e jardim de casa; aromas das ervas e temperos;

Ø  mantenha limpo o lugar onde você vive; Ø  Separe os resíduos secos e úmidos – compostagem

Ø  Organização dos espaços e dos brinquedos, de forma acessível para as crianças; uma caixa para organizar os brinquedos de casa;

Ø  aprenda mais sobre o lugar em que você vive; Ø  Conhecendo a escola e pessoas que nela trabalham;

Ø  Exploração dos espaços da escola;

Ø  Fotos da família; livro da vida com características pessoais; pessoas da família, lugares que visita, com quem brinca em casa;

 

Ø  todo mundo deve ter o que necessita para viver! Não deve existir a miséria; Ø  Self servisse, evitando desperdício – alimentação equilibrada e saudável; oficinas de culinária; caderno de receitas entre as famílias;

 

Ø  todas as crianças são igualmente importantes; Ø  Regras para uma boa convivência – combinados coletivos; O que deu certo, o que não deu e como resolveu? Escuta ativa em rodas de conversa.
Ø  sempre defenda a ideia de que qualquer criança […] tenha comida, casa, família, escola, amigos, brinquedos, alegria e, se estiverem doentes, médico e medicamentos; Ø  Preparo e plantio da horta – cuidados diários; plantio de sementes e mudas; colheita para degustação; horta comunitária (compartilhando cuidados); experiência de plantio do caroço do abacate e da batata doce;

Ø  Feira da troca de brinquedos, roupas e utensílios domésticos;

Ø  Cuidados e higiene pessoal.

 

Ø  diga sim à paz e não à guerra; Ø  Meditação para crianças; massagens; cuidados corporais e higienização;

Ø  Yoga para crianças; massagens;

Ø  Mascote (bichinho de pelúcia ou boneca) para ser cuidado pela turma;

Ø  Caminhada coletiva pela paz;

Ø  estude, dando especial atenção para aquelas coisas que o ajudarão a conviver melhor com as outras pessoas e com nosso planeta. Ø  Rodas de história, músicas, teatros, filmes sobre os seres vivos;

Ø  Conhecendo as plantas, cheiros, gostos…

Ø  Conhecendo as frutas, hortaliças, legumes, cereais; visita à feira.

 

Se nos unirmos, melhoraremos muito o mundo, porque todos nós somos úteis e podemos ajudar uns aos outros. Faremos estes esforços para que digam de nós: “Eles querem viver de outra forma”, “Eles estão se empenhando em viver em paz” e “Eles acreditam que um outro mundo é possível” Carta da Terra para Crianças

 

Essas são algumas ações possíveis. Espero que auxilie no planejamento de educadores que trabalham com esta faixa etária e na ação das famílias. Há outras ações que você desenvolve que também podem contribuir? Que tal nos contar e ampliar essa rede de possibilidades?

 

 

Referências:

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Comente qual sua opinião sobre esse texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

artigos relacionados

Inscreva-se na nossa Newsletter