aula matematica

Proposta de atividade para aula de Matemática

por Fernanda Garcia Zirondi

30/04/2021

 

O sistema monetário brasileiro

É muito comum, crianças pequenas, mesmo sem saber o valor de cédulas e moedas, manusearem-nas e pedirem “dinheiro” aos adultos, desta forma, devido à grande aplicabilidade no dia a dia, o sistema monetário brasileiro é um tema muito gostoso de ser trabalhado com nossos alunos.

Esse contato inicial com as cédulas e moedas é muito importante para as crianças, pois assim elas já começam a ter as primeiras noções matemáticas como, por exemplo, o valor de cada nota, o preço de um determinado produto e se ela tem dinheiro suficiente, ou não, para comprá-lo.

Aos poucos, diante dessas pequenas experiências, as crianças vão construindo um saber matemático, que ficará para toda a vida.

Isso acontece pelo fato de o sistema monetário fazer parte do nosso dia a dia e por se tratar de um assunto que é de interesse de todos, pois sem esse conhecimento fica muito difícil viver de forma independente.

Como forma de auxiliar as crianças com esses conhecimentos matemáticos, incentivem-nas a guardar moedas em um cofrinho e a contá-las a cada semana, ou a cada quinzena. Podemos também, como forma de incentivar o cálculo mental, conversar com as crianças sobre o preço de determinado produto e perguntar que cédulas e moedas precisaríamos para pagá-lo.

Pensando nessas situações, elaboramos algumas atividades, para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, voltadas para o estabelecimento de equivalências de um mesmo valor na utilização de diferentes cédulas e moedas, baseadas na seguinte habilidade nomeada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular): EF03MA24 – Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Observe uma das questões propostas, nessas atividades:

Luciana foi à loja de brinquedos, perto de sua casa. Observe alguns brinquedos que ela gostou e seus respectivos preços.

atividade matemática

Observe as cédulas e moedas que Luciana possui e responda às questões.

 

 

Combinando as notas do sistema monetário brasileiro, que Luciana possui, registre 2 formas diferentes de pagar o ursinho, caso Luciana resolva comprá-lo.

 

 

 

Na questão acima, a criança precisará pensar em diferentes maneiras para compor R$ 35,00, preço do ursinho, utilizando apenas as cédulas e moedas apresentadas.

Em outra atividade proposta, pensando nas diversas formas de compor 1 real, a criança tem a oportunidade fazer isso com moedas iguais e, também, com moedas diferentes. Observe uma das questões propostas:

Leonardo tinha apenas 3 moedas e percebeu que juntas elas formavam 1 real certinho. Complete o desenho com as moedas que Leonardo possui.

 

Se quiser acessar a atividade completa para propor aos seus alunos, clique aqui.

Caso esteja trabalhando com atividades de maneira remota, não se esqueça de orientar os pais ou responsáveis sobre como poderão apoiar as crianças nesta tarefa, pois nesse momento, o auxílio de um adulto é essencial para o desenvolvimento dos alunos.

Fernanda Garcia Zirondi

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Comente qual sua opinião sobre esse texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

artigos relacionados

Inscreva-se na nossa Newsletter