por Solange Cruz e Tiago Monteiro
13/06/2019
Em continuidade à conversa que iniciamos no texto publicado no blog em maio do ano passado, intitulado “O Planejamento Estratégico: Uma forte ferramenta no exercício da gestão escolar em busca de melhores resultados educacionais, vamos tratar, agora, dos desafios e conquistas para a implementação de um plano de ação.
Sabemos que a rotina escolar inclui tantas tarefas urgentes e, muitas vezes, não conseguimos dar atenção para o que, de fato, é importante. Então, o plano de ação vem contribuir com a equipe gestora para planejar e executar ações, com a participação de toda a comunidade escolar, pensadas estrategicamente com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos.
De acordo com Dalcorso (2017), o grande desafio do gestor escolar é fazer funcionar a escola pautada em um projeto coletivo com foco na qualidade da Educação. Para tanto, o papel do gestor não se limita a tarefas burocráticas e administrativas, mas, sim, de articulação, de coordenação com os diferentes segmentos da comunidade escolar e, para além do administrativo, se vincula ao pedagógico da escola.
A equipe estratégica formada por diferentes segmentos da escola, em parceria com a equipe gestora, tem um papel importante na elaboração do plano de ação. Tão importante quanto ter a equipe estratégica trabalhando no plano de ação, a ideia é que, pensando coletivamente, a partir de uma gestão democrática e participativa, todos os segmentos da comunidade escolar atuem na implementação dele, de tal maneira a colaborar uns com os outros em prol de um objetivo comum com foco na aprendizagem de todos os alunos.
Em face disso, destaco a importância da comunicação para divulgar o plano de ação.
Existem várias formas de se comunicar com a comunidade escolar: por meio de reuniões, mural, bilhetes, informativos e, considerando que estamos na era digital e para trazer práticas ainda mais inovadoras, o uso de redes sociais como Facebook, Whatsapp, Twitter, Instagram são ótimos meios para agilizar essa comunicação.
Além de comunicar que a escola está elaborando o plano de ação, é importante apresentar os resultados e, dessa maneira, então, engajar toda a comunidade escolar nessa implementação.
Outro ponto importante na implementação do plano é delegar as atribuições, pois a função da equipe gestora como liderança nesse processo é acompanhar como as ações estão sendo realizadas. É importante entender que nem sempre o responsável é que executará a ação, mas mobilizará outros membros da equipe a realizá-la. Caso seja necessário, a equipe gestora poderá intervir, retomando o que foi combinado. Em casos de dificuldades na execução pelo desconhecimento da equipe, a gestão pode realizar formações no sentido de preparar a equipe para a realização da ação.
Outras possibilidades de engajamento da comunidade é formar grupos de trabalho ou até mesmo criar um painel na entrada da escola em que todos possam acompanhar a execução do plano de ação e colocar as suas opiniões.
É importante considerar que nesse momento de articulação algumas pessoas podem apresentar resistência. Então, cabe ao líder, por meio de uma escuta ativa, entender o que essas pessoas estão querendo dizer e saber que qualquer crítica é bem-vinda, no sentido de contribuir para a melhoria do plano de ação. Cuidar do diálogo, da reflexão e da resiliência são tarefas fundamentais da equipe gestora para avançar na execução desse trabalho.
Tem um item muito importante nesse acompanhamento que é o cumprimento dos prazos, isso é, a data em que foi planejada para que a ação aconteça. Supondo que a equipe gestora agendou uma formação sobre leitura para os professores, mas nessa data a Secretaria da Educação marcou uma reunião, é necessário, então, saber lidar com os imprevistos, refletindo de que maneira esse problema pode ser contornado. Será que essa formação poderá ser realizada por outra pessoa? Será possível reagendar a data da formação? Não dá para simplesmente tirar uma ação por conta de um imprevisto. É importante repensar de que outra maneira ela pode ser realizada, levando em conta o objetivo a ser atingido.
Na implementação do plano de ação, outra maneira de analisar se, de fato, a escola está no caminho certo para levar ao objetivo proposto é realizar avaliações a partir do objetivo e indicador. Essa avaliação não é feita somente pela equipe gestora, mas em conjunto com a equipe estratégica, que é uma forte aliada para avaliar o percurso. Para isso, é necessário ter ações de avaliação inicial, intermediária e final. Com a avaliação inicial se estabelece um ponto de partida; com a avaliação intermediária é possível verificar se as ações realizadas até aquele momento foram eficazes em busca de atingir o objetivo; e a avaliação final trará os resultados servindo então de parâmetro para saber se o objetivo foi atingido.
Toda avaliação requer empenho da comunidade escolar, desde a sua elaboração, aplicação, tabulação dos resultados e análises. É importante que os dados das avaliações sejam divulgados de maneira clara para toda a comunidade junto com a equipe gestora para avaliar se as ações estão ajudando a atingir o objetivo esperado. É preciso reavaliar se é necessário mudar a rota.
É muito importante que a equipe gestora, junto com toda a comunidade escolar, comemore os resultados, sejam pelos bons resultados ou mesmo pelo quanto se aproximaram do indicador traçado. Essa comemoração valoriza os responsáveis e a comunidade envolvida, o empenho de cada um na etapa de implementação, valoriza o engajamento, enfim, é possível criar um ambiente de alegria para fortalecer toda a equipe para continuar a diante. Cada pequena conquista pode ser comemorada, com um lanche, um cartaz de parabenização e reconhecimento, um cartaz valorizando a equipe.
Não se esqueçam de revisar as ações, verificando se incluíram ações de diferentes dimensões como: formação de professores, comunicação, participação da comunidade escolar, comunicação, protagonismo estudantil e parcerias. Isso significa envolver os diferentes segmentos em prol de um objetivo comum.
Saibam que é de suma importância o acompanhamento da equipe gestora para que o plano de ação aconteça. A execução lhes trará muitos aprendizados que levará consigo para onde for. Afinal, aprendemos enquanto fazemos, não é mesmo?
Fica, então, o convite para incorporarem essa metodologia de organização das ações da escola, que auxiliará no alcance dos resultados almejados com grande impacto na aprendizagem dos alunos.
Clique aqui e confira alguns bons exemplos de Planos que foram implementados com diferentes temáticas que fazem parte dos desafios cotidianos de muitas das escolas públicas brasileiras.
BIBLIOGRAFIA:
Diante do periodo d incertezas, escolas fechadas, servidores e professores afastados dos seus afazeres e o principal membro que é o “aluno” fora da escola. Acho que não há como elaborar um plano de acão. Visto que o Plano de Ação da Escola Teresa de Castro Aquino Silva, e construído coletivamente, ouvindo as propostas, discutindo as anteriores que não deram certo, e assim por diante. Não temos previsao de quando voltaremos, então planejar no vago é complicado. O que nos resta é esperar, tendo a certeza que nosso bem maior esta protegido, que é o aluno…