O valor da escola para a formação integral do estudante

por Silvana Tamassia

17/03/2025

Escola é lugar de aprendizagem. Mas não é só isso.

 

Escola é espaço de diálogo, de diversidade e de acolhimento.

 

É um espaço social onde diferentes crianças, adolescentes, jovens e adultos se encontram, interagem, trocam ideias, compartilham reflexões e aprendem!

 

Aprendem não só o conteúdo dos componentes curriculares tradicionais como Matemática, Física, Biologia, História e Geografia. Mas aprendem a conviver, desenvolvem habilidades sociais, emocionais, físicas, artísticas e digitais.

 

Mas, qual é a finalidade educativa da escola do século XXI?

 

Em uma pesquisa realizada pelo grupo CEPId[1] da PUC/SP, iniciada em 2019, perguntou-se para cerca de 5.000 educadores/as da rede estadual paulista, a maioria deles/as atuando nos Anos Finais do Ensino Fundamental, “qual deve ser a principal função da escola”?

 

94% desses/as educadores/as disseram que a função da escola estaria ligada à formação integral da pessoa para a vida e para a cidadania, com foco na transformação social.

Apenas 3,5% mencionaram a transmissão de conteúdos e só 0,5% o acolhimento dos/as estudantes.

 

Em sua opinião, qual DEVE ser a principal função da escola % válido
Formação para a vida 33,2
Formação integral da pessoa 30,6
Formação do cidadão 19,2
Transformação social 11,0
Transmissão de conteúdo 3,5
Formação para trabalho 2,0
Acolhimento ao aluno 0,5

 

Mas quando questionados/as se a escola tem hoje a função que deveria ter, quase 64% disseram que não.

 

A escola tem a função que deveria ter? % válido
Não 63,6
Sim 36,4

 

Então, buscou-se entender qual é, então, a principal função da escola hoje? As respostas foram bastante diferentes da pergunta inicial.

 

Qual a principal função da escola hoje? % válido
Acolhimento do aluno 36,4
Transmissão de conteúdo 32,5
Formação para a vida 8,3
Formação do cidadão 6,6
Formação integral da pessoa 6,4
Formação para trabalho 6,2
Transformação social 3,7

 

 

Enquanto na primeira pergunta apenas 3,5% apontaram que a transmissão de conteúdo deveria ser a principal função da escola, agora 32,5% indicam a transmissão de conteúdo como uma das principais  funções da escola na atualidade.

 

Em relação ao acolhimento do/a aluno/a, mencionado por apenas 0,5% de respondentes na pergunta sobre qual seria a função da escola, 36,4% acreditam que esta é a principal função da escola hoje.

 

Já o número de pessoas que mencionaram que a função da escola está ligada à formação integral da pessoa para a vida e para a cidadania, com foco na transformação social, caiu de 94% para 25%.

 

Considerando a opinião deste grupo de educadores/as e os estudos de diferentes pesquisadores/as no Brasil e no mundo, a equipe do CEPId entendeu que a escola tem algumas finalidades essenciais (Placco e Souza, 2022) como:

 

  • formação integral da pessoa (formação focada na pessoa, que abrange as dimensões do desenvolvimento pessoal, emocional, crítico, cognitivo e físico);
  • formação para o conhecimento historicamente acumulado e construído (experiências com aprendizagens significativas, fundamentadas no conhecimento científico historicamente acumulado e construído, que leve em consideração a diversidade, que é constituinte da igualdade do ser humano).

 

Desse modo, entendemos que, embora não estejamos falando de uma mera transmissão de conteúdo, que nos remete à educação bancária, preconizada por Paulo Freire, é sim, papel da escola, garantir que esses/as estudantes tenham acesso ao conhecimento científico historicamente acumulado e construído, já que, apesar das inúmeras informações e conteúdos disponíveis hoje na internet, muitas pessoas ainda não têm acesso a eles, considerando as dimensões do Brasil como um todo, e nem sempre esses conteúdos se traduzem em conhecimentos sem a intervenção planejada que acontece dentro da escola, embora a aprendizagem não se reduza apenas ao espaço escolar.

 

Além dessas finalidades essenciais, o grupo considera, também, algumas finalidades educativas escolares que chamou de derivadas:

 

  • acolhimento;
  • formação cidadã e para a vida em sociedade;
  • formação para o trabalho e a
  • transformação social.

 

Assim, acreditamos que o acolhimento dos/as estudantes deva ser considerado como uma das funções da escola, pois ele é fundamental para uma escola que se deseja inclusiva e que defenda uma formação integral deste/a educando/a.

 

Embora as tecnologias estejam ganhando cada vez mais espaço e a informação esteja cada vez mais disponível, ainda acreditamos no papel transformador da escola; dessa escola que busca acolher, ouvir, compartilhar, refletir e transformar a vida de cada estudante, das suas famílias e do seu entorno.

 

Saiba mais sobre a pesquisa clicando aqui.

Referências:

 

CALLAS, D. G.; AVELEDO, E.; SATO, H.; FREITAS, M. I.; VIEIRA, M. M. S. Para que serve a escola? 1ª edição. In: PLACCO, V. M. N. de S. e SOUZA, V. L. T. (Orgs). Coleção CEPId – Desafios da Escola. v.1. São Paulo: PUC/SP.

 

PLACCO, V. M. N. de S. et al. Qual a escola para o século XXI? Uma pesquisa com diversos atores, no estado de São Paulo. Relatório técnico para o CNPQ. 318 p. São Paulo: PUC-SP, 2020.

 

 

[1] Grupo de pesquisa: Contexto escolar, processos identitários da formação de professores e alunos da educação básica, liderado pela Prof. Dra. Vera Maria Nigro de Souza Placco (PUC/SP) e Prof. Dra. Vera Lúcia Trevisan Souza (PUC/Campinas).

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Comente qual sua opinião sobre esse texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

artigos relacionados

Inscreva-se na nossa Newsletter