Proposta de atividade para aulas de Arte

por Andréa Araújo dos Santos

21/04/2021

A arte desempenha um papel fundamental junto aos indivíduos, possibilitando vários processos de apropriação dos conhecimentos, percepção, criação, observação, imaginação e até mesmo de resolução de problemas, respeitando o potencial criativo de cada pessoa e as particularidades do território no qual estão inseridas.

Esse texto tem por objetivo demonstrar a importância da criação nas aulas de arte nas escolas, tanto no modelo de ensino presencial como nos modelos remoto ou híbrido; visa também trazer a reflexão sobre o quanto participar desses processos proporciona um autoconhecimento, a descoberta sobre materiais e suportes, sobre a curiosidade, sobre as próprias potencialidades e acerca do desenvolvimento de um olhar respeitoso sobre a criação da arte no coletivo, ou seja, promovendo a empatia com relação ao outro.

É possível desenvolver produções artísticas para além da pintura e do desenho em momentos de distanciamento social com aulas remotas ou híbridas? A resposta é sim! Quando as aulas são bem planejadas, oportunizam uma grande gama de aprendizados.

A ação lúdica acontece quando a criança, curiosa, não se conforma em só reproduzir aquilo que conhece e passa a ensaiar outros modos de fazer, transformando tanto o já conhecido pela novidade que conquistou quanto a si mesma pela ação transformadora que realizou. (Richter, p.34, 2008).

No sentido de pensar a criação de arte para além do desenho, é apresentado nesse texto um passo a passo sobre uma modelagem, e o melhor:  dentro das possibilidades de cada local, utilizando os materiais que estão à disposição e ampliando o repertório cultural.

Antes de apresentar atividade, segue uma lista de questionamentos para desenvolver a fruição, a criação, a reflexão e a criticidade sobre a produção da modelagem.

Antes de iniciara produção:

O que você vê nesse tecido? Quais criações artísticas são possíveis de serem realizadas com ele?

Quais materiais precisaremos para fazer a modelagem de um gato, por exemplo?

Quais materiais podemos substituir, pensando no que temos em casa?

Durante o processo:

Quais são as características faciais do gato?

Como fazer os olhos para que expressem o sentimento que queremos transmitir?

O que fazer para a cola secar mais rápido?

Depois da modelagem:

O que te chama mais atenção nessa produção?

Como foram utilizadas as cores e os materiais?

O que você sente ou pensa ao observar essa modelagem?

Qual história você pode inventar sobre esse gato?

Note que a partir desses questionamentos muitos diálogos podem ser desenvolvidos com as crianças: sobre emoções, sentimentos, hipóteses, repertório cultural, resolução de problemas e autoconhecimento.

A elaboração de modelagem, seja ela por meio de tecidos, de caixas, de argila, barro, massa de modelar, papéis ou quaisquer outros materiais que se tenha à disposição, promove várias outras formas de criação. Taille, Dantas e Oliveira, 1992, apud, Meira e Pilloto, p. 29-20, 2010, destacam a importância do processo educativo e que nesta atividade é possível realizar diversas manifestações expressivas: a plástica, a verbal, a dramática, a de escrita, entre outras, pois estimula o simbólico, isto é, a imaginação e construções cognitivas e sensíveis.

Clique aqui para ter acesso a atividade sugerida.

 

 

MEIRA, Marly Ribeiro; PILLOTTO, Silvia Sell Duarte. Arte, afeto e educação: a sensibilidade na ação pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 2010.

RICHTER, Sandra Regina S. Criança e pintura: ação e paixão do conhecer. Porto Alegre: Mediação, 2008.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Comentários sobre o texto

  1. Arlete Santos disse:

    Andréa, saudade!!
    Parabéns pela atividade. Adorei. Semana passada falei de você com a Gabi e com a Telma.
    Bons tempos ❤️

  2. Kátia Veloso disse:

    Olá, Andréa!
    Que interessante essas dicas e principalmente o encadeamento das questões. De fato, esse questionamento deixa a ação dinâmica além de estimular a participação e ampliar a percepção. Adorei!
    Parabéns!

Comente qual sua opinião sobre esse texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

artigos relacionados

Inscreva-se na nossa Newsletter