Recomeçar

por Claudia Zuppini e Silvana Tamassia

21/12/2022

2022 está se despedindo…

 

Foi um ano intenso de muito trabalho, aprendizado, desafios e sucessos!

 

Foi um ano para recomeçar, depois de tantas perdas e mudanças causadas pela pandemia, que ainda teima em permanecer entre nós.

 

De acordo com o dicionário, recomeçar significa começar de novo; refazer depois de interrupção; retomar; retornar a fazer algo.

 

E esse é o sentimento de 2022: recomeçar retomando coisas que havíamos deixado de fazer antes das vacinas e que agora se tornam possíveis novamente.

 

Crescemos como pessoas, como profissionais e como organização, ampliando nosso alcance e nossas parcerias.

As experiências de 2022 foram intensas! Depois de tanto tempo de distanciamento social forçado por causa da pandemia da COVID-19, os encontros presenciais foram o ponto alto!

 

Viajamos muito por esse Brasil: Ceará, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, Amapá, Santa Catarina, Amazonas, Pará, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e para o interior de São Paulo. Ufa! Muitos quilômetros rodados e muitas experiências vividas!

 

Algumas não muito felizes, como a tragédia de Petrópolis/RJ, as enchentes em Conceição de Macabu/RJ e Moju/PA, entre outras situações que nos fizeram ver que os desafios que algumas crianças e adolescentes enfrentam não são só para terem sua aprendizagem garantida, mas as questões socioeconômicas também são desafiadoras, dependendo do lugar onde vivem.

 

Garantir que os/as estudantes tenham direito a uma educação de qualidade onde quer que tenham nascido ou crescido é nossa razão de existir.

 

Aliás, uma das nossas grandes alegrias desse ano foi estar mais perto deles/as. A formação dos/as professores/as e o acompanhamento das aulas trabalhando no apoio ao desenvolvimento da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática foi mais um dos aprendizados e um grande prazer, pois pudemos estar onde o aprendizado acontece de maneira efetiva: na sala de aula. Foi uma parceria com a Pratham (da Índia), a Fundação Lemann e o Instituto Gesto.

 

E mesmo depois da pandemia, a tecnologia continuou sendo nossa grande aliada para chegarmos mais longe e podermos trabalhar com educadores/as de todo o Brasil, com destaque para o trabalho de mentoria, por meio do qual pudemos atuar individualmente com centenas de coordenadores/as pedagógicos/as em diferentes regiões do Brasil, numa parceria com a Universidade Diego Portales (no Chile) e o Instituto Unibanco.

 

Outro ponto de destaque foi nossa atuação nos Núcleos de Estudos em três linhas de pesquisa: Recomposição das aprendizagens, Novo Ensino Médio e Equidade Racial.

 

 

O Núcleo de recomposição das aprendizagens contou com a participação de 28 dos nossos formadores e formadoras que quinzenalmente se reuniam às segundas para estudarem o tema e ao final produziram um material sistematizando suas aprendizagens

O Núcleo com o tema sobre o Novo Ensino Médio iniciou seus trabalhos em outubro e conta com a participação de 35 formadores e formadoras da equipe da Elos educacional.

 

O Núcleo sobre Equidade Racial, se encontrou quinzenalmente as quintas e contou com a participação de 14 formadoras e formadores da nossa equipe e encerrou parcialmente este tema em setembro com a elaboração de um repositório de materiais que trazem referências de músicas, vídeos, literatura, podcast, cultura em geral, atividades para serem trabalhadas em sala de aula, para que educadores/as  possam ser propositivos/as no combate ao racismo, bem como a todo tipo de discriminação, diariamente.

 

Se ficou interessado em conhecer este referencial acesse nosso site:

https://eloseducacional.com/repe/nucleo-de-estudos-e-pesquisa-equidade-racial/

 

Para dar continuidade ao Núcleo de Equidade estamos discutindo o conceito de Interseccionalidade, que seria a interação entre vários fatores sociais que definem uma pessoa, como gênero, raça, etnia, faixa etária, regionalidade, entre outras, e como elas são inter-relacionadas e propiciam uma forma de entender e explicar a complexidade do mundo, das pessoas e das experiências humanas.

 

Com este estudo queremos reforçar nossos valores de equidade e além disso, para 2023, desejamos sair da teoria e trazer para ação nossas aprendizagens; além de incorporar os conceitos em nossos cursos, desejamos poder leva-los para outros espaços.

Que em 2023 possamos continuar juntos e juntas com cada educador/a desse país, garantindo que mais crianças e jovens possam ter a educação que merecem!

 

Vamos juntos/as?

 

Claudia Zuppini e Silvana Tamassia

Diretoras da Elos Educacional

 

https://www.dicio.com.br/recomecar/

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Comentários sobre o texto

  1. Silvana Tamassia disse:

    Neste texto trazemos apenas um pouquinho da Elos, mas muitos outros projetos aconteceram este ano e queremos agradecer a cada formador e a cada formadora que se empenhou e se dedicou para fazermos um trabalho de qualidade chegar a cada canto do país!

Comente qual sua opinião sobre esse texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

artigos relacionados

Inscreva-se na nossa Newsletter