Carta ao aluno

por Sérgio Campelo

24/10/2019

Querido Aluno,

Nós, professores, sabemos o quanto você é importante para o futuro do nosso país.

E sabendo disso, expressamos nossa alegria em saber que temos a imensa responsabilidade de educar e cuidar de você enquanto está sob nossa responsabilidade. Sabemos disso pois seus pais nos confiam diariamente seus cuidados com a certeza de que você está em boas mãos docentes.

Essa responsabilidade nos foi atribuída quando assumimos e nos comprometemos em exercer essa profissão de fé, ser professor.

O que fazemos hoje é formá-lo para que seja um cidadão, do bem e para o bem da sociedade. Cidadão que, constitucionalmente constituído de valores, deve exercer seus direitos e cumprir seus deveres, sempre guiado pelo senso de respeito e justiça para com todos.

Ser um cidadão do bem é ter a consciência de seus direitos e deveres e, para que isso aconteça, contribuímos com sua formação intelectual e moral por meio das disciplinas curriculares ensinadas e dos valores transversais integrados envolvendo ética, consciência ambiental, respeito à diferença e pluralidade cultural.

Analogamente, estar com a gente durante esses vários anos é como uma partida de futebol. Damos o pontapé inicial (e que pontapé, hein), mas o jogo é com você. E queremos que você se comprometa com tudo isso. Queremos que você brinque bastante, que você jogue bastante, e que, se possível e na mesma proporção, estude bastante. Isso potencializará suas condições para que você se torne grande!

Os entraves e dificuldades do dia a dia, inerente a nossa condição humana no relacionamento social, cabe a você enfrentar, com as armas que foram lhe dadas pela família e pela sua escola, tendo nesta última nossa figura como principal articulador dos seus necessários valores para a vida.

E saiba que te amamos muito, e mesmo quando “puxamos sua orelha”, estamos torcendo por você:

Enfim, nossa tarefa é habilitá-lo com as competências necessárias para que aja com criatividade e seja protagonista frente aos desafios de um futuro que se aproxima.

Nossa responsabilidade é torná-lo também responsável, com o cumprimento de seus deveres, no respeito ao seu próximo, com o cuidado ao meio ambiente, enfim, com a consciência que sua atitude implica na felicidade da sua comunidade. Cabe a você, aluno, exercer esses valores no seio social e tornar-se responsável por suas atitudes.

E alegra-nos só de imaginar você um cidadão do bem no futuro.

Mas, de verdade, nossa maior felicidade será poder abraçá-lo e reconhecer e ser reconhecido pelo projeto, no presente, de futuro.

E saiba, com certeza, mesmo nas suas dificuldades, que você pode contar com a gente: hoje, durante as aulas, e sempre, por toda sua vida.

[/et_pb_text][et_pb_code _builder_version=”3.17.3″][/et_pb_code][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Comentários sobre o texto

  1. ilka disse:

    muito bom ,parabens

  2. Aldenízia Farias disse:

    Que texto maravilhoso! Bela reflexão para nós docentes nos avaliarmos quanto a nossa prática e nos valorizarmos enquanto profissionais bem como também para os nossos discentes nos valorizar.

Comente qual sua opinião sobre esse texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

artigos relacionados

Inscreva-se na nossa Newsletter